top of page

Estantes Metálicas

  • Arq. Henrique Magno
  • 8 de nov. de 2017
  • 3 min de leitura

Foto: Histórias de Casa

Sempre que pensamos na decoração e, mais especificamente, no armazenamento ou exposição de itens nos vem em mente a marcenaria. É a primeira coisa que passa pela cabeça da maioria das pessoas (profissionais ou não). Já queremos um aparador, um armário, uma estante... O material? Madeira, MDF ou vidro. Mas e as estantes metálicas? Não podem entrar nessa imaginação? Não sei por aí, mas aqui já vem em mente logo de primeira, junto com a famosa marcenaria! E esse é o assunto desse post: ESTANTES METÁLICAS!

Elas ultrapassaram a barreira de: isso não se usa na decoração. Principalmente com o auge da decoração industrial nos últimos anos e a tendência de ter uma pegada mais descolada e de baixo custo. As estantes de aço, nos seus mais diversos modelos, saíram do ambiente industrial (e, muitas vezes, corporativos) e entraram de vez na nossa sala, quarto, cozinha... onde você quiser, já pode usar! Não tenha medo não.

Foto: Casa Cor Amazonas 2012

Elas não ocupam tanto espaço, são baratas quando comparadas às soluções em marcenaria (custando a partir de R$ 90,00) e SUPER versáteis. Podendo ser encontrada em diversas cores para venda direta ao consumidor final, ainda há a opção de personalização depois. Não achou a cor exata que você queria? Sem problemas e mãos à obra. Nada que uma tinta própria para o material não resolva em algumas horas.

Foto: Salto Agulha

No varejo podemos encontrar as peças em alturas variadas. As mais usuais são as de 6 prateleiras que tem cerca de 2m de altura. E já que falamos de altura e prateleiras, aqui vamos tocar no ponto que eu acho mais interessante nas peças: a ADAPTABILIDADE! Com as mudanças na nossa vida, mudam algumas prioridades, mudam os objetos, o tamanho da TV... nada melhor que ter um móvel que se adapte à essas mudanças, certo? As estantes metálicas são totalmente adaptáveis, por conta da possibilidade de modificarmos as alturas e quantidade de prateleiras livremente. Aquele livro não cabe na altura padrão que veio quando você comprou a peça? Você só precisa de uma chave de boca (ou chave inglesa) e uns minutinhos. Pronto, nova altura configurada e já cabe o Neufert. Além disso, podemos fazer alguns acréscimos nos modelos como adição de nichos em marcenarias, prateleiras em madeira... São MUITAS possibilidades!

Clique nas imagens abaixo para ver em tamanho maior e com os devidos créditos:

Posso estar parecendo um adolescente apaixonado pelas possibilidades das estantes metálicas? POSSO! Elas podem substituir facilmente as peças em MDF ou madeira maciça em todos os ambientes da casa (internos e externos). É só atentar-se ao acabamento da superfície se for um local com umidade.

Posso colocar essa estante na sala? PODE

Foto: Segredo entre Amigas

Posso colocar no quarto? PODE

Foto: Histórias de Casa

Posso colocar na cozinha? PODE

Foto: Casa e Decor

Posso colocar na varanda? PODE

Foto: Blog Oppa

Posso colocar no escritório? PODE

Foto: Coisa de Casada

Posso colocar no ateliê? PODE

Foto: Casa e Decor

Saca só mais algumas inspirações aqui, só clicar na imagem para ver em tamanho maior e com os devidos créditos. Inspire-se:

Toda essa "devoção" às estantes de aço surgiu quando esse arquiteto que vos escreve estava montando a sala do seu escritório, exatamente 1 ano atrás, e se pegou pensando sobre as possibilidades para armazenamento/exposição de algumas coisas. Marcenaria? Legal. Custo? Bom, precisamos ver isso aí. Mas e se eu usasse estantes metálicas? Foi aquele estalo que dá na memória, sabe? E ficou ótimo! Bom, vocês precisam me dizer o que acharam também né? Confere aqui algumas imagens do projeto (render nas 2 primeiras imagens) e fotos do ambiente hoje!

Espero que vocês tenham curtido o post! Tem sugestão de algum tema que devemos explorar? Deixa aqui nos comentários!

Comments


Posts Recentes
Procurar por categoria
Arquivo
Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Pinterest Icon
bottom of page